O inventário físico ou contagem física, compõe a terceira fase do processo de inventário patrimonial. Esse é um método utilizado pelo estudo contábil para garantir e certificar que todos os registros dos ativos imobilizados nas demonstrações financeiras estejam corretos..
Nesse procedimento, a equipe de técnicos patrimoniais vai a campo para levantar algumas informações dos imobilizados, tais como: descrições completas, marca, modelo, capacidade, número de série, estado de conservação, localização, centro de custo, entre outros.
Somente através dessa minuciosa apuração que é possível considerar os ajustes necessários para futuras melhorias e, para que o sucesso seja perseverante, é fundamental que as mesmas informações sejam periodicamente atualizadas.
Vale ressaltar que, segundo as específicas normas contábeis, como por exemplo o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) 27, o ativo imobilizado deve ser revisado anualmente. Tudo isso visando a qualidade contínua do serviço. Afinal, manter o inventário patrimonial atualizado de todas as novidades, exigências e atributos, irá garantir deduções de depreciação corretas, cujas suportarão, posteriormente, a recuperação de créditos tributários.
Nós, da MVJ Brasil Consulting, possuímos a solução completa para a execução dessa etapa, desde a confecção das placas patrimoniais até um sistema próprio para coleta de dados que possibilita fotografar 100% dos bens.